Quem anda atento a esta revolução do Google em praticamente todas as áreas da Internet, já deve ter reparado no mega-super-hiper-projecto de digitalização de livros de 3 bibliotecas dos Estados Unidos.
A ideia é interessante. Passo a citar do site (2005-11-05):

O projecto está é a encontrar enormes problemas por causa da questão do copyright. Digamos que os autores e editores de livros não estão contentes por se deixar de pagar para obter acesso a livros: as razões são bem explicadas aqui.
Sinceramente duvido que o Google se meta nisto pelo lado cultural e pedagógico da coisa. É uma forma de construírem um monopólio, numa área de negócio ainda muito mal explorado. A Amazon, agora também se meteu ao barulho e de uma forma muito inspirada pelo iTunes – a possibilidade de se pagar por páginas (provavelmente capítulos inteiros) de livros. Tal como no negócio da música digital, o provável é (quase) toda a gente ficar contente.
As duas ideias parecem-me interessantes, mas só daqui a uns tempos é que veremos qual será a mais bem sucedida. Penso que a Amazon tem tudo para funcionar, mas cheira-me que o Google deve ter ases nas mangas – eles não se meteriam num campo minado destes (direitos de autor) tanto mais nos states, se não soubessem o que fazer (o meu irmão é que podia dizer se em termos legais é legal ou não :P).
Sem comentários:
Enviar um comentário