18 fevereiro 2006

Contos de LoveCraft

Já acabei de ler os melhores contos de LoveCraft e estou a dever um post a este pequeno espaço. Gostei do livro e penso que qualquer pessoa que tenha gostado de ver a série “Ficheiros Secretos”, vá gostar das histórias (estou a falar das primeiras 3 temporadas, mas pronto, penso que dá para fazer a ligação). Nesta selecção de contos, tirando uma excepção ou outra, a temática tem sempre a ver com extraterrestres (o que até surpreende – estamos a falar das primeiras décadas do século XX e ainda não li autores que abordem esta temática nesta altura) e teorias da conspiração relacionados com cultos ocultos e magia negra (eu gostei mais destes contos). A técnica de escrita funciona bem – acho que praticamente todos os contos são narrados em flashback.

Gostei da introdução que o livro me deu à obra de Lovecraft e despertou-me a curiosidade para ler as adaptações de banda desenhada publicadas em português. A edição do livro é de qualidade e gostei muito desta prenda de aniversário (obrigado João e Suse!), se bem que a obsessão um pouco decadente pelo autor por parte dos tradutores, e uma outra introdução do Fernando Ribeiro, me parecessem um bocado… err ... excessivas?

E quem quiser continuar tem, aqui um bom ponto de partida: The H.P. Lovecraft Archive.

Sem comentários: