"An irreparable mistake committed at the age of ignorance... That's the age people marry, have their first child, choose a profession. Eventually we come to know and understand a lot of things, but it's too late, because a whole life has already been determined at a stage when we didn't know a thing." Este é daqueles pequenos livros que vale mesmo a pena, o primeiro que li de Milan Kundera (escrito em 2000). A edição de bolso da Fnac é boa, a preço muito acessível (menos de 5 euros).
Consiste na pequena e complexa história de dois emigrantes, que regressam à Checoslováquia depois da queda do regime comunista (o livro passa-se em 1989, antes da criação da República Checa em 1993). Descreve-se, em parte, a tentativa e dificuldades no regresso à vida antiga, antes de um exílio comparável ao de Ulisses na sua Odisseia.
Ligações: Milan Kundera na Wikipédia, uma entrevista sobre o livro que consegue dar uma ideia mais interessante sobre o livro e a página da Amazon (onde estão duas críticas editoriais porreiras).









