23 setembro 2005

A Caminho Para Marte


Estava há um mês e qualquer coisa na fnac e vi a cara esquisita do Eric Idle a olhar para mim. Pensei: “Man! Se isto for tipo os Monty Python deve ser altamente”. Nunca tinha lido nada escrito por nenhum deles (excepto uns excertos da biografia que o meu irmão arranjou em Londres).
Depois de espreitar a primeira página e a contracapa (até me dei a algum trabalho), decidi pagar os 17€ (? Nem tenho a certeza do preço, nem quero pensar nisso) que o livro custava.
Pah… até gostei, mais ou menos. Assim, assim. A contracapa não engana: trata-se de um romance, de ficção científica, que me apelou pelas seguintes razões:
  1. fala de comédia (como conceito)

  2. tenta aplicá-lo à inteligência articificial (uau! Tipo 0s e 1s a fazer-nos rir)

  3. pah… era escrito pelo Eric Idle. Quer-se dizer, foi ele que escreveu o “Always look on the bright side of life!”… quer-se dizer.

Mas, agora que já o acabei dou-me por mim a pensar… “Pronto… mais um. Engraçadinho. Nem estava mal escrito - a tradução era porreira (apanhavam muito bem as expressões tipicamente british). O Eric até se põe a falar em detalhe de n fenómenos técnicos (Não estava nada à espera). Mas… enfim: é que isto como filme nem resultava muito bem...E a parte da sátira mordaz…e o fim ... trapalhão! bah.”

Não recomendo, mas pode ser interessante para a audiência certa (que eu não consigo definir – mas de Monty Python… isto não tem nada).

Sem comentários: