Histórias Extraordinárias – vol2
O livro que tive a oportunidade de ler recentemente é um conjunto de 10 contos que parecem retratar bem o espírito mórbido, calculista e imaginativo deste autor. Eh pah, gostei bastante. Estou agora a começar o primeiro volume.
Ainda há pouco tempo acabei um livro de temática semelhante e devo dizer que gostei mais da variedade que aqui é apresentada: os contos são mais curtos, menos repetitivos e um bocado mais…errr… à falta de uma palavra melhor: “arrepiantes”. Ah, e a felicidade dos finais é, praticamente, sempre muito relativa.
“Os crimes da Rua Morgue” e “A carta roubada” – duas histórias policiais, com uma personagem que mais faz lembrar um Sherlock Holmes com capacidades extra-sensoriais (diz a contra capa do livro que Poe foi também percursor da literatura policial). Gostei particularmente da primeira.
“A máscara de morte vermelha ” e “Hop-Frog” – duas histórias passadas em reinos do passado (talvez medievais) onde os monarcas encontram destinos interessantes. A contextualização e rapidez na apresentação das personagens é, para mim, muito bem conseguida.
“O poço e o pêndulo” – que também poderia ter sido chamado de “Memórias de um torturado pela Inquisição”. (Um bocado impressionante, é verdade).
“O coração revelador”, “O gato negro” e “O barril de «amontillado»”– contos de temas bastante variados, que não devem ser lidos por pessoas com acessos violentos. Com um bocado de azar, este é empurrãozinho suficiente para se tornarem psicopatas – conseguem justificar de uma forma lógica os seus actos e tudo.
“A verdade no caso do Sr. Valdemar” – que também poderia ter sido intitulado de “O porquê de não se dever hipnotizar pessoas quando estão calmamente a morrer”.
“O escaravelho de ouro” – versão adulta da ilha do tesouro, que mete um pouco de loucura à mistura. É possível que seja o conto com mais sentido de humor deste livro. Ou então, talvez não :)
Links: li a versão livro de bolso das publicações Europa-América, mas descobri este site com bastante informação sobre o autor e um arquivo completa com as obras.
08 abril 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário