
Não podia ter corrido melhor, quando estamos a entrar está a começar a visita guiada que o museu oferece no primeiro domingo de cada mês (excepto se o ano novo coincidir com um Domingo). A guia foi impecável e transformou uma visita banal - aos presépios em barro e observação em detalhe de alguns quadros que representavam diversos momentos da família de Cristo - em algo de especial, cheio de pormenores porreiros.

Por exemplo, compararem a primeira imagem com esta aqui à direita, onde está representado o momento da Anunciação (onde o arcanjo Gabriel informa que Maria foi escolhida por Deus para dar luz a Jesus). Há muitas semelhanças (do que me lembro acho que são datadas mais ou menos na mesma altura - Renascimento - daí os motivos serem parecidos). Passo a citar os pontos de interesse que aprendi com a guia de hoje à tarde:
1) Maria está assente num tapete e não num chão (não está em contacto com o chão como os comuns dos mortais e essa separação é retratada desta forma)
2) Existe uma jarra com lírios do lado direito que representa a pureza e virgindade
3) A coluna avermelhada que separa o exterior do quarto onde a cena principal está representada, de material tipo âmbar(? - acho eu agora já não tenho a certeza, mas tinha algum significado especial que não me estou a lembrar)
4) A pomba branca que representa o Espírito Santo.
5) A cor do vestido que, independemente da origem do quadro, é sempre azul.
6) A perspectiva do primeiro quadro - Maria no centro em relação ao que é mostrado do quarto, mas como aparecem os anjos tocadores do lado direito, parece que está meio deslocada - assim Gabriel aparece no meio.
7) Existe um quadro dentro de um quadro na primeira imagem - Maria reza em frente a uma representação de Moisés (foi o que me venderam, não consegui confirmar :)
(...) entre tantos outros. Gostei muito e deve ser realmente porreiro saber tanto sobre estas obras de arte. Assim é muito mais interessante.
Como se isto não chegasse, tomem lá mais 5 bons motivos para visitar o museu (de um jornal brasileiro!). Eu volto lá no dia 6 de Fevereiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário