Estava a ler este post de um blog do meu amigo Luís e decidi escrever este. O Luís estava realmente chateado por ter recebido uma dequelas mensagens lindas de morrer, com a seguinte estrutura:
História totalmente lamechas – homem com cancro, filho perdido, mãe que trata mal os filhos, alguém que faz uma boa acção - com uma moral pior que os filmes Disney com o final escrito desta forma: “… se achas que esta mensagem te tocou ou te enterneceu, passa para os teus amigos…”
Acredito que muito boa gente não tem nada melhor que fazer senão escrever estas coisas, mas, muitas delas, têm um interesse meramente comercial. É que à medida se vai fazendo forward deste lixo, preenchendo apenas os campos de “To” e “CC” toda a gente que vai receber a mensagem tem acesso ao histórico de pessoas a quem foi passada a mensagem.
Moral da história, se alguém quiser ganhar uns cobres só tem que vender esses e-mails a empresas que gostam de ganhar dinheiro a enviar mensagens publicitárias não autorizadas.
Mais informação em: http://www.eliminarspam.com/
Já agora, tenham também cuidado com os esquemas de phishing – receber mensagens de alguém que se faz passar por uma empresa.
Por exemplo, muitas pessoas já receberam e-mails, com um aspecto semiprofissional, a pedirem os dados de login e password no site de empresas que utilizam. A desculpa usual é que houve um problema com o sistema e perderam os dados. As empresas a sério NUNCA pedem os dados aos utilizadores. Quem pede, são pessoas que querem roubar os dados de login para se fazerem passar por utilizadores registados e roubar dinheiro ou fazer estragos (bancos online por exemplo).
Mais informação em: http://www.antiphishing.org/
E pronto, existe também a regrea da Firewall sempre ligada e do antivírus actualizado.
Há opções gratuitas e muito boas. A firewall que vem com o Windows dá perfeitamente para o utilizador comum, mas também existe esta que é muito boa.
Antivírus: Este é muito mais levezinho que o Norton, funciona muito bem e é gratuito:
30 outubro 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário