22 janeiro 2006

Delicatessen


O que andava o criador de Amélie a fazer 10 anos antes do filme que o lançou verdadeiramente para o mainstream? Um conto a puxar para a comédia (inspirado em Terry Gilliam), sobre senhorios e inquilinos canibais num futuro pós apocalíptico em que parece não haver abundância de alimentos para carnívoros e omnívoros (ou, simplesmente, CARNE! como diria o Justino Figueiredo – aliás, a partir daqui tenho que fazer um post à parte).

O filme vê-se muito bem (descamba um bocado para o final, mas, como não é muito grande, nem se nota). Embora a premissa seja fora do vulgar, o mais interessante não é a história. Jeunet é um realizador que constrói filmes visualmente muito porreiros. E, tal como em Amélie, as personagens secundárias são também muito cativantes: a mulher suicida a quem correm sempre mal os planos está simplesmente genial.

Recomendo, para quem quer ver uma coisa diferente, o que, tendo em conta que o filme já tem 15 anos, me surpreendeu bastante. Deixou-me muito curioso para ver o trabalho seguinte: a Cidade das Crianças Perdidas (que ainda só tive oportunidade de conhecer através do jogo de computador).

Só uma nota: o filme é da autoria de duas pessoas: Jean-Pierre Jeunet - que depois avançou para Amélie e Alien Ressurection) e Marc Caro – que fez sucesso em curtas metragens, animações e anúncios. Já trabalhavam em colaboração 16 anos antes de realizarem esta pequena pérola.

As ligações do costume: Imdb. A primeira crítica do Washington Post que coloco aqui. Site oficial do realizador.

2 comentários:

Anónimo disse...

Surreal, não é? Mas ainda bem que te achei. Eu continuo nas minhas andanças onusianas, em terras de Vera Cruz e por cá me vou enraizando... Mas espero aparecer em terras tugas em breve, para ver se activo o meu lusitanismo!
beijo! Jenny

topealvim disse...

:) Tens de me deixar o teu contacto pah! uso com mais frequência o mail topealvim@gmail.com (aliás, tudo o que seja topealvim@qualquercoisa.com deve ser meu). Ainda nos vemos por aqui. E tu? Tens algum blog?